Experiência do Cliente

A experiência do cliente com a sua loja pode ser o fator decisivo para ele se tornar um comprador recorrente e promotor da sua marca.

Quer saber como a tecnologia pode ser a sua grande aliada nessa questão? Então não deixe de ler este artigo que a Vitrine Retail preparou especialmente para você.

Como o atendimento impacta na experiência do cliente?

Segundo um levantamento feito pela PWC (PricewaterhouseCoopers), Network de firmas independentes, cerca de 86% das pessoas estariam dispostas a pagar mais por um serviço ou produto só por ter uma ótima experiência do cliente.

Ou seja, não basta apenas oferecer um produto de qualidade, é preciso entregar uma boa experiência na hora da compra também. Como: atendimento atencioso, ambiente agradável e cuidado com as necessidades do consumidor.

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Confira algumas formas abaixo de utilizar tecnologia para otimizar a experiência do cliente na sua loja:

Ferramentas digitais para criar exposições que vendem

É de responsabilidade da marca criar a melhor experiência possível em suas lojas, para encantar o seu público-alvo.

Ajustes do na disposição de fluxo interno da loja, exposição de produtos, espaços foco e promoções são algumas das técnicas utilizadas para criar uma exposição que venda mais.

No entanto, não adianta criar a estratégia perfeita se as lojas não seguirem as orientações. É preciso acompanhar a execução.

Com uma a duas lojas, ainda é possível controlar a execução utilizando aplicativos de mensagem ou e-mail , mas em redes maiores, a comunicação e os indicadores acabam se perdendo. Imagine controlar 20 ou 50 unidades com um grupo de WhatsApp por loja?

Nesse momento é importante o uso de uma plataforma digital para centralizar o conteúdo, para mensurar a execução e gerir os times com indicadores claros e automatizados de performance.

Personalização

A interação entre o consumidor e a loja não é mais somente comercial. Quando uma pessoa consome uma marca ela espera ser notada, representada e valorizada.

Segundo a empresa Janrain, fornecedora de software para gerenciamento de perfis e identidades de clientes, 48% dos consumidores gastam mais quando sua experiência é personalizada, enquanto 74% das pessoas acham bastante incômodo receber conteúdo irrelevante.

Para isso, documente sempre as compras realizadas pelo seu cliente, os contatos, gostos e preferências. Assim, quando uma nova coleção chegar à loja, ficará fácil de oferecer de forma personalizada os modelos e cores certas para cada cliente.

Na prática, você pode fazer da seguinte forma:

Contato pós-venda

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a venda não termina quando a compra é finalizada. Quando alguém adquire um produto de uma loja, é a chance para encantar e fidelizar o consumidor.

Construa um padrão de contato depois que uma venda tenha sido feita, pergunte o que a pessoa achou do produto, dê dicas e  instruções. É importante mostrar que você se importa com a opinião dela.

Além disso, utilizar plataformas de fidelização e cupons de desconto, são uma excelente forma de seus clientes criarem preferência por comprarem em sua loja.

Você se lembra de todas as informações que você registrou no seu CRM? Agora é a hora de usá-las:

Quanto mais o seu cliente sentir que a marca conhece seus gostos e se importa com ele, mais ele irá consumir dela.

Se você ainda não pratica as dicas apresentadas neste artigo, comece hoje mesmo e crie uma melhor experiência do cliente na sua loja.

Agradecemos pela leitura! Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog da Vitrine Retail.