A geração Z não está para brincadeira quando o assunto é consumo. Segundo um relatório recente da Consumer View da National Retail Federation, adolescentes e pré-adolescentes são detentores de grande parte do poder de compra no varejo.

O desenvolvimento tecnológico e a internet vêm transformando as relações familiares e hábitos cotidianos, e os jovens ganharam lugar de destaque na influência das decisões.

Segundo o relatório, 87% das famílias afirmam que seus filhos opinam nas decisões de compra. Esse novo poder conquistado por tal geração torna as ações no varejo muito mais voltadas a esse público.

Mas qual o resultado desse fenômeno para o varejo? Um novo perfil de consumidores mais exigentes e que querem tudo “para ontem”. Para suprir tais necessidades, os lojistas precisam explorar mais suas estratégias digitais, pensar em formas eficientes de se comunicar com esse público e, acima de tudo, garantir entregas mais ágeis que aumentem seu poder de venda.

É importante investir em processos que tornem a gestão da sua loja mais segura, ágil e com estratégias de marketing bem direcionadas. Um ambiente atrativo, que seja propício à experimentação de produtos e muito bem-sinalizado, também é essencial.

Seu ponto de venda está preparado para isso? Separamos alguns insights para você:

 

Agregue valor

blank

Não basta simplesmente pensar nos produtos que têm boa adesão dentro desse público: eles querem vivenciar boas experiências.

Para isso, o merchandising é um excelente recurso, pois alia os cinco sentidos em uma experiência única: seja pelo cheiro da loja, amostras ou mesmo pelas atividades oferecidas para os compradores.

Ofereça agilidade

blank

Pense em como melhorar seus sistemas e processos. Desde o atendimento em uma loja presencial até a entrega de um produto comprado online, é importante manter a organização da loja e garantir um fluxo de vendas mais fluido.

O sistema PDV tem o objetivo de otimizar e agilizar o atendimento de uma loja. Com ele, é possível melhorar a experiência de compra como um todo e ainda facilitar a rotina de trabalho dos operadores.

Tudo está conectado

blank

Para essa geração, o fluxo de consumo é circular: não há um ponto de partida ou final. Eles usam o celular enquanto compram, tiram fotos, postam em suas redes sociais e avaliam a experiência.

Ter apenas uma loja física ou mesmo um site não é suficiente para uma geração que está em todos os lugares ao mesmo tempo. Uma experiência multicanal deve ser o primeiro passo da sua experiência. Posteriormente, deve evoluir para o omnichannel: uma abordagem multicanal para vendas, que se concentra em fornecer uma experiência perfeita ao cliente. Este método inclui consumidores online, através de dispositivos móveis e notebooks, e aqueles que se dirigem às lojas físicas, podendo até mesmo contar com o uso de realidade aumentada.

Com uma experiência personalizada e que explora diversos canais, a sua loja varejista estará pronta para criar um relacionamento mais próximo com a Geração Z, o que leva à conversão em vendas de maneira mais eficaz.