A iluminação direciona o olhar, foca aquilo que desejamos mostrar e fornece contraste ao que vemos. Dentro do conceito de Visual Merchandising, ela é uma ferramenta essencial para construir a narrativa de marketing, dando destaque aos pontos essenciais da loja.

Em relação às vitrines, por exemplo, a luz pode ser funcional ou decorativa: através de spots focais, pode realçar cores, texturas e formas. Na decoração, a luz pode se manifestar em letreiros, luzes de fundo e backlights, contribuindo com a estratégia de posicionamento decidida pela marca.

Fique atento a alguns pontos específicos para que a sua proposta seja executada de maneira condizente.

blank

Cor: com o poder de transmitir emoções e sensações, este é um dos elementos mais importantes da iluminação. Cores frias, como verde, azul e roxo, passam tranquilidade e segurança. Vermelho, amarelo e marrom são algumas das cores quentes, mais vibrantes. Escolha-as de acordo com a mensagem pretendida.

blank

Local: valorize os pontos em que seus clientes se concentram, como a entrada da loja, a locação onde seus best sellers ficam, a área dos caixas, etc. Exponha os produtos que você quer destacar com maior valor agregado usando a iluminação correta.

 

Criatividade: use as luzes para destacar o seu produto ou serviço de um jeito único. Saia do lugar comum e brinque com cores e contrastes. Um exemplo nacional é muito rico são as composições de Havaianas, sempre ricas em cores e lotadas de criatividade.

blank

Tipos de lâmpadas: não existe um tipo certo de lâmpada para o visual merchandising. O mais comum, na verdade, é a mistura de diferentes elementos, para destacar produtos ou ambientes diversos. Lâmpadas tubulares e painéis de LED são mais difusos e não esquentam. Lâmpadas refletoras geram mais calor e devem ser mantidas à distância dos produtos, mas podem criar fachos de luz dirigidos. Lâmpadas halógenas incandescentes produzem uma sensação muito próxima a luz do dia, sendo bastante utilizadas em vitrines.

Para mais dicas como estas, fique atento ao blog da Vitrine Retail!