O Natal é considerado como a data mais importante para o comércio como um todo. Comovidos pelo sentimento de união que a época proporciona, os consumidores se tornam mais dispostos a gastar com presentes especiais, decorações para a casa, novos móveis para recepcionar melhor seus convidados… A época, portanto, representa uma oportunidade importante para o setor varejista, que deve se atentar à experiência do consumidor para elevar suas vendas.

Em 2021, o comerciante deve dividir seus esforços tanto para as vendas presenciais, que retornaram com o sentimento de segurança proporcionado pelo avanço da vacinação, como para o e-commerce, que se estabeleceu como uma das principais formas de consumo nos últimos anos. De acordo com os especialistas, o modelo híbrido de vendas será tendência no varejo por um bom tempo.

Confira algumas dicas especiais para fortalecer seu negócio dentro desta nova realidade de comércio e aproveitar ao máximo esta época tão importante para o setor.

 

 

Reveja o layout da loja e a decoração dos espaços

Prepare-se para um maior fluxo de pessoas: altere a disposição dos móveis, iluminação, climatização e produtos em destaque; reforce a setorização, exposição e agrupamento de produtos, com possibilidades de cross-sell. Dentro da decoração, tudo deve seguir a temática natalina: uniformes, etiquetas, sacolas, embalagens para presentes e, é claro, o espaço físico (fachada, vitrine e interior da loja). Os visuais devem ser alterados, com espaços instagramáveis e surpreendentes. Não esqueça da importância da iluminação e ambientação para criar um clima aconchegante e receptivo para seus clientes.

 

Defina uma nova estratégia de Marketing Digital

Assim como o espaço físico, suas redes sociais e site devem ganhar um novo design para o Natal, para reafirmar o clima de festa. O conteúdo das postagens também deve abordar a celebração natalina, demonstrando que sua marca não se preocupa apenas em vender. Ao agregar valor emocional, é possível criar conexões mais profundas com o seu público. Esta é uma época excelente para estratégias de marketing emocional e de experiência, então invista em brindes especiais e cartões de boas festas.

 

Seja criativo com suas estratégias de divulgação e promoção

Aproveite a temporada de festas para atrair novos clientes com eventos especiais: degustações, sorteios e vale compras, programas de fidelidade, etc. Este é o momento ideal para investir em novas formas de divulgação, através de mídia paga, folheteria impressa, busdoor e outdoor, rádio, TV, sites, jornais ou revistas.

 

Prepare sugestões e ofertas personalizadas

Presentear seus familiares e amigos pode se tornar um desafio. Por isso, uma boa oportunidade de venda é usar sua base de dados para preparar sugestões personalizadas para amigo secreto, familiares, cônjuges, filhos, etc. Uma boa opção é permitir a criação de listas de presente, que podem ser trocadas entre as pessoas. Você também deve criar ofertas personalizadas para os clientes, a partir de uma página específica dentro do seu site. Essas sugestões e descontos especiais são ótimos assuntos para newsletters e e-mail marketing, que podem ter maior volume nesta época do ano.