Estamos na Era do Cliente, em que todas as ações devem ser voltadas para a experiência do usuário, de forma que ele possua o máximo de conforto e praticidade ao consumir algo da sua marca. Mas como isso se encaixa nos negócios da moda? 

Negócios da Moda

Para entender qual o papel da loja física nessa estratégia, continue lendo o artigo!

 

A loja física nos negócios da moda

A loja física é ponto chave nos negócios da moda, afinal, é onde acontece o contato do cliente com a marca. Inclusive, é neste canal que o consumidor terá suas primeiras impressões sobre o atendimento, visual e identidade do negócio todas de uma vez. 

Uma pesquisa da Ebit|Nielsen (plataforma de opinião de consumidores do Brasil) revelou que as lojas físicas que também atuam de forma online tiveram um crescimento de 61% no faturamento no primeiro semestre de 2020. 

Omnichannel

Esse tipo de fenômeno acontece quando o primeiro contato com a loja física transmite o valor da marca, cria memórias, o que proporciona maior segurança ao usuário que deseja comprar de forma online. Isso prova que quando uma estratégia é bem executada em sua versão offline, a virtual também é beneficiada.

O peso da loja física no ticket médio das franquias

Fabio Barreto, CEO da Farm, ao participar de um painel promovido pela NRF Big Show, em Nova York (evento da indústria da Federação Nacional de Varejo), disse que 25% das vendas da marca acontecem online e 80% delas ocorrem a partir do relacionamento das clientes com as vendedoras. 

Essa declaração revela como a loja física possui um importante papel nos negócios da moda, já que apesar do exponencial crescimento digital, esse canal ainda representa o maior percentual do ticket médio de uma franquia como a Farm.

Com a construção de estratégias 360º as barreiras do online e offline são quebradas, tornando-se parte de um único objetivo: proporcionar uma experiência além das expectativas para o consumidor. 

Isso implica pensar na jornada do cliente em todos os canais, desde a interação nas mídias sociais, as lojas físicas, virtuais, os e-mail marketing e também anúncios. O usuário deve sentir que está falando com a mesma marca em todos os momentos. 

Assegurar que a mensagem é exatamente a mesma em todos os meios de comunicação da marca é construir uma imagem sólida na mente do consumidor, aumentando as chances do seu negócio se tornar referência no ramo de atuação. 

Para auxiliar a experiência da loja física da sua franquia e promover a estratégia do  omnichannel nos negócios da moda com eficiência, conheça o Vitrine Retail. A plataforma permite centralizar ações de VM com monitoramento da execução do início ao fim, garantindo a efetividade dos processos!

 

Agradecemos pela leitura! Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog da Vitrine Retail.