Live commerce promete ser a nova aposta do varejo brasileiro - Startupi

A tecnologia trouxe diversas ferramentas revolucionárias para o varejo. A live commerce, um formato inovador de vendas online que integra transmissões ao vivo com o e-commerce, foi um dos destaques do setor no ano de 2021 e gerou resultados positivos para gigantes como a Dafiti, Tok & Stok e Marisa, principalmente durante a Black Friday.

A Dafiti, plataforma de e-commerce focada em roupas e calçados, realizou dezesseis lives no ano passado: quatro na Black Friday e doze entre os meses de setembro e novembro, como um “esquenta” para a última sexta-feira de novembro. A marca teve crescimento de 90% no envolvimento do público ao longo de 2021, com metas de vendas atribuídas às lives e cupons utilizados nas mesmas, que cresceram em mais de 72% no período em questão.

 

Para a Tok & Stok, marca estabelecida no setor de móveis e home decor, a presença de um especialista foi atrativa e determinante: o arquiteto e consultor de experiência e consumo da marca, Maurício Arruda. Contratado em junho de 2021, o arquiteto oferece apoio às estratégias de marketing, negócios e inovações da Tok & Stok, contribuindo com insights relacionados ao comportamento dos consumidores. O impulsionamento via canais de vendas promoveu resultados na estratégia de negócios, que contou com promoções agressivas.

 

A rede de moda feminina Marisa inaugurou a solução de live commerce inserida diretamente no próprio aplicativo da marca. A integração rendeu números expressivos, devido à fluidez natural do processo: os clientes recebiam as notificações das transmissões direto no ambiente digital da marca, sem necessidade de acessar o site, e com pagamento direcionado dentro da própria plataforma.

 

Com a popularidade do formato e cada vez mais confiança por parte das marcas em usar um sistema que fala direto com o consumidor, os resultados melhoram gradualmente e agregam valor ao mix de vendas dos lojistas, nos trazendo à realidade do omnichannel.

 

O próximo passo já está em planejamento pela espanhola Telefónica, dona da Vivo, em parceria com a Amazon: com o TV Commerce, consumidores comprarão produtos sentados no sofá, apenas com o controle remoto na mão. Ao ligar a TV, é só escolher a seção de compras através de um app, e o pagamento será concluído no celular ou em um computador. Na Espanha, país onde a iniciativa foi apresentada em primeira mão, mais de um milhão de clientes poderão ter acesso ao serviço. A parceria entre Telefónica e Amazon também envolve a integração dos serviços de streaming e de armazenamento remoto entre as duas empresas.