A pandemia acelerou a transformação digital: com o isolamento social, o e-commerce ganhou força em todos os setores do varejo, alterando as estratégias de engajamento e alcance de público das marcas. De acordo com o relatório Global State of Marketing, publicado em outubro deste ano, esta realidade gera novas possibilidades para o marketing, com caminhos que priorizam a inovação. Para isso, a tecnologia e o uso de dados serão aliados essenciais.

Confira algumas das tendências e insights apontadas pelo documento.

 

Uso de dados

78% dos profissionais de marketing entrevistados pela pesquisa afirmam que o engajamento do cliente é orientado por dados. 83% acreditam que a habilidade das marcas de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais. Com a migração dos consumidores para o ambiente digital, esse número deve crescer ainda mais. Para 2022, há previsão de um aumento de 75% no número de fontes de dados utilizados.

 

Profissionais mais conectados

O relatório destaca a importância do uso de ferramentas e plataformas capazes de gerenciar dados. Consequentemente, o perfil ideal dos profissionais de marketing estará cada vez mais relacionado às habilidades digitais. A criatividade, é claro, ainda é característica essencial, mas um funcionário completo também será tecnológico.

 

Vídeo em destaque

Esse formato de conteúdo ganhou destaque e relevância durante a pandemia. Desde o YouTube até o TikTok, este foi o canal de marketing que mais cresceu ao longo de 2020; seguido por redes sociais e anúncios digitais. Até mesmo os eventos se tornaram digitais, e a tendência é que continuem sendo híbridos ou virtuais em sua maioria no próximo ano.

 

Novos modelos de trabalho

O trabalho remoto ou híbrido é um hábito que deve permanecer em alta pelos próximos anos. Os motivos envolvem corte de gastos, como luz, água e transporte, maior produtividade e horários mais flexíveis para os funcionários. A mudança também é de atitude: 76% dos profissionais entrevistados no estudo acreditam que as mudanças na maneira com que colaboram e se comunicam durante o trabalho serão permanentes.

 

Colaboração

Com a manutenção dos modelos de trabalho remoto ou híbrido, o relatório afirma que os profissionais continuarão a usar mecanismos de integração e colaboração dos times à distância, como videoconferências e plataformas de planejamento e organização virtuais. Em uma nova realidade, com equipes distribuídas e um novo papel para o escritório, a colaboração fica no topo das prioridades dos profissionais de marketing.